Como estudar e aprender mais rápido usando um método comprovado

Confira neste passo a passo, uma maneira simples, porém eficiente, de como estudar e memorizar todo conteúdo mais rápido.

Como estudar e memorizar

Não importa se você está estudando para concurso público, vestibular ou para uma prova na escola, saber estudar e memorizar mais rápido, fará toda diferença no resultado final.

Embora exista vários métodos de estudo para aprender mais rápido, nesse artigo, escolhemos uma maneira que julgamos ser um dos mais efetivos.

Então, se você está interessado em aprender a como estudar e memorizar o conteúdo mais rápido que a maioria das pessoas, continue a leitura deste post, pois iremos revelar o segredo para você estudar e nunca mais esquecer.

Entretanto, antes de qualquer coisa, precisamos entender como o cérebro aprende. Sabendo isso, poderemos usar de forma mais eficiente as técnicas de estudo que iremos aprender aqui.

Como o cérebro aprende

De acordo com a neurociência, o cérebro aprende através de uma conexão entre os neurônios da memória de curto prazo e os da memória de longo prazo.

Em outras palavras, a memória de curto prazo, que podemos chamar de memória de trabalho, recebe estímulos externos como visual, auditivo e tátil.

Dessa forma, de acordo a intensidade e qualidade do estimulo, a memória de curto prazo fixa no subconsciente e se transforma em uma memória de longo prazo.

Como o cérebro aprende

A qualidade e intensidade é tudo o que o cérebro precisa para memorizar o conteúdo estudado e nunca mais esquecer.

Certamente você já ouviu o ditado popular “É como andar de bicicleta, a gente nunca esquece!”.

Quando estamos aprendendo a andar de bicicleta, estamos fazendo isso de forma ativa, ou seja, estamos participando do processo e não apenas assistindo alguém ensinar (de forma passiva).

Do mesmo modo acontece quando estamos estudando para uma prova, se você não resolver muitas questões sobre o assunto, dificilmente seu cérebro irá reter as informações.

Segundo o psicólogo alemão Hermann Ebbinghaus, pioneiro em pesquisas sistemáticas do aprendizado e da memória, se não houver uma boa revisão do conteúdo que estudamos num espaço de 24 horas, esquecemos dois terços do que aprendemos.

E o que isso quer dizer?

Significa que o que você leu ou estudou na parte da manhã, será perdido caso você não pratique no mesmo dia.

Talvez você não se lembre quando você aprendeu a amarrar o cadarço ou dar um nó na gravata, porém, certamente nunca mais se esqueceu como se faz.

E isto se deve ao fato da quantidade de vezes que você repetiu o processo, mesmo sem perceber.

Agora que já temos uma boa base de como o cérebro faz para fixar o conteúdo estudado, podemos então ir para o próximo passo e aprender a como estudar usando flashcards.

Como estudar usando Flashcards

Como vimos acima, a melhor maneira de memorizar o conteúdo estudado – é praticando e resolvendo questões sobre o assunto no mesmo dia.

E uma das maneiras de forçar o cérebro a fixar um assunto, é fazendo uso dos flashcards.

como estudar usando flashcards

O método de estudar usando flashcards funciona da seguinte maneira:

É escrito uma pergunta no papel e atrás é colocado a resposta. Uma vez que você tenha feito vários papéis com as perguntas e suas respectivas respostas.

O próximo passo é preparar duas caixas da seguinte maneira:

Caixa 1 – irão os cartões Não sei.

Caixa 2 – Irão os cartões sei;

Então, com tudo pronto é hora de testar seu conhecimento.

Pegue um cartão e leia a pergunta, pense na resposta e vire o cartão. Se você acertou, coloque na caixa (sei), caso contrário, coloque na caixa (não sei).

Após terminar todos flashcards, descanse por alguns minutos e volte, no entanto, focando apenas na caixa (não sei).

Repita o processo novamente focando apenas nas questões que você errou, até não sobrar nenhum cartão na caixa (não sei).

Se perceber que está tendo dificuldades para acertar – mesmo depois de várias tentativas, faça uma pesquisa sobre as questões que está tendo dificuldades e tente novamente.

Depois de 1 ou 2 dias, faça tudo novamente com todos cartões, repetindo todo processo.

Ponto positivo em estudar com Flashcards

Um ponto positivo para este método de estudo, é que você fica sabendo logo de cara – o que sabe e o que ainda não sabe.

Além disso, você pode direcionar mais tempo apenas em questões das quais ainda não dominou.

Se você está procurando uma maneira de como estudar sem ter todo o trabalho de escrever os cartões manualmente, existem soluções digitais que resolvem este problema.

Porém, a ciência mostra que o ato de escrever é um ótimo exercício cognitivo.

De acordo com um estudo feito pela Universidade de Bloomington, nos EUA, ficou comprovado que as crianças que escrevem com letra cursiva, aprimoram habilidades motoras e obrigam o cérebro a trabalhar mais e melhor.

Então, uma das melhores maneiras de alfabetização é fazendo o uso da letra cursiva, escrevendo manualmente no papel.

Se mesmo assim, você não quiser perder tempo elaborando e escrevendo seus próprios flashcards, existe a opção de estudar usando o Anki.

Como estudar usando o Anki

O Anki é uma solução para quem está procurando um jeito de como estudar usando flashcards, mas não tem tempo para escrevê-los.

Seu funcionamento é simples, basta se registrar no site e decidir onde desejar usar.

Isso por quê o Anki pode ser usado de 3 maneiras: Aplicativo, baixar no computador, ou usar diretamente no site. E o melhor de tudo é que o Anki é gratuito, exceto para iPhone .

Depois de ter criado sua conta, o próximo passo é criar seu baralho (deck ).

Por exemplo: Se você está estudando para um vestibular, você tem um deck de matemática. Dentro do deck de matemática, tem um deck com questões de provas antigas e um deck com teorias para estudar.

Você pode ter quantos baralhos quiser, basta cria-los e definir o tempo de estudo. Além disso, se quiser poupar tempo, existem diversos baralhos prontos na internet.

O próprio Anki disponibiliza alguns decks prontos, basta baixar e enviar para sua conta.

Veja um vídeo do canal Programa Japonês Online, que ensina a como estudar usando esta ferramenta.

Para finalizar

Para quem está procurando maneiras de como estudar sem esquecer logo em seguida, o Anki é a melhor solução. É sem dúvidas a melhor ferramenta para usar o método de repetição espaçada.

Ferramenta ideal para quem está estudando para: vestibular, ENEM e concurso público.

Se você conhece uma outra maneira eficiente de como estudar, deixe seu comentário compartilhando com todos.